domingo, 27 de maio de 2012 1 comments

As 13 flores de Nanjing

Estamos acostumados a ver nos cinemas o terror espalhado pelo Nazismo Alemão. É como se a Alemanha estivesse sozinha em sua empreitada irracional. Em As Flores da Guerra (金陵十三钗 no original :) ), somos apresentados a um outro cenário da guerra: a invasão do Japão à China em 1938.

O filme é uma adaptação do romance As 13 mulheres de Nanjing de Geling Yan. Durante a ocupação, um americano se refugia com um grupo de meninas chinesas em uma igreja. Logo em seguida, um grupo de prostitutas consegue entrar na igreja e também encontram ali refúgio. Fique bem claro: ninguém abre o portão para entrarem, mesmo assim elas não se intimidam e simplesmente pulam o muro.

Como esperado, a convivência entre os dois grupos não é nada fácil. Nos momentos críticos, porém, a rivalidade é deixada de lado diante das perdas. Mais do que briguinhas fúteis, é preciso preservar a honra, a integridade e a vida das mulheres chinesas. A honra acima da própria vida.

Aqui, cabe entender a estratégia de guerra dos japoneses: a destruição moral do inimigo. Para tanto, durante a invasão de Nanjing, 20.000 a 80.000  mulheres e crianças foram estupradas (detalhes na Wiki). Obviamente esse número é controverso: por um lado, os japoneses tentam negar tamanha atrocidade; por outro lado, é sempre possível que as autoridades chinesas exagerem. Uma ou um milhão de mulheres, a atrocidade é a mesma, não é mesmo?

quinta-feira, 24 de maio de 2012 0 comments

Mudamos!

Vista do flat

Ainda não consegui decidir onde vou morar de verdade. Será no norte de Goiânia? Muitas casas, mercadinhos... Será no sul? Restaurantes, shoppings, bons supermercados, avenidas, parques públicos... Goiânia parece dividida em dois mundos: uma enorme Moema, e uma cidadezinha do interior. Por enquanto, estou no sul, no caos da cidade grande. No final do ano, mudarei novamente. Até lá, tenho tempo para conhecer melhor a cidade.




 
;