Lembra que falamos de William Stokoe AQUI? Nada melhor do que contar a história do "cara" em ASL, não é? rsrsrsr Mmmmm... como nem todo mundo vai conseguir entender, esbocei aqui uma legenda - assim, meus queridos alunos, podem ter uma ideia do que se conta no filme:
0,0:00:07.00 - 0 :00:09.00, - Você sabia
0,0:00:09.00
- 0 :00:11.00,
- que antes de meados de 1950
0,0:00:13.00
- 0 :00:15.00,
- A língua de sinais americana
(ASL) foi
0,0:00:15.00
- 0 :00:17.00,
- vista como um Inglês
"quebrado"
0,0:00:17.00
- 0 :00:21.00,
- e não era reconhecida
0,0:00:23.00
- 0 :00:25.00,
- como uma língua verdadeira
0,0:00:25.00
- 0 :00:27.00,
- Como parte do Mês da História
do Surdo
0,0:00:27.00
- 0 :00:29.00,
- nóss queremos lembrar e honrar
0,0:00:31.00
- 0 :00:33.00,
- William "Bill"C.
Stokoe, Jr.,
0,0:00:37.00
- 0 :00:39.00,
- o linguista é conhecido por
0,0:00:39.00
- 0 :00:41.00,
- mostrar que a ASL é uma língua
de verdade
0,0:00:41.00
- 0 :00:43.00,
- similar a línguas orais
0,0:00:43.00
- 0 :00:47.00,
- com sentidos próprios
0,0:00:47.00
- 0 :00:49.00,
- com estrutura e sintaxe própria
0,0:00:49.00
- 0 :00:53.00,
- É por isso que nós o admiramos.
0,0:00:53.00
- 0 :00:55.00,
- pelo o que ele fez
0,0:00:57.00
- 0 :00:59.00,
- A pesquisa de Stokoe foi
revolucionária
0,0:01:01.00
- 0 :01:03.00,
- muitos linguistas pensavam que
a ASL
0,0:01:03.00
- 0 :01:05.00,
- era uma língua primitiva
0,0:01:05.00
- 0 :01:07.00, - que
imitava a língua oral
0,0:01:07.00
- 0 :01:09.00,
-
0,0:01:09.00
- 0 :01:11.00,
- O uso da ASL foi proibido
0,0:01:11.00
- 0 :01:15.00,
- em muitos cenários educacionais
0,0:01:17.00
- 0 :01:19.00,
- Frequentemente, as pessoas
surdas eram punidas por
0,0:01:19.00
- 0 :01:21.00,
- usarem ASL nas escolas de
surdos
0,0:01:21.00
- 0 :01:23.00,
- assim como na Universidade de
Gallaudet
0,0:01:23.00
- 0 :01:25.00,
- Entretanto, quando os
estudantes estavam
0,0:01:25.00
- 0 :01:29.00,
- juntos em seus dormitórios
0,0:01:31.00
- 0 :01:33.00,
- e em outros lugares, eles
sinalizavam
0,0:01:35.00
- 0 :01:37.00,
- o que ajudava a preservar a
língua
0,0:01:37.00
- 0 :01:39.00,
- Quando Stokoe chegou em
Gallaudet
0,0:01:39.00
- 0 :01:41.00,
- ele sabia pouco
0,0:01:41.00
- 0 :01:45.00,
- sobre a surdez e sobre a língua
de sinais
0,0:01:45.00
- 0 :01:47.00,
- Ele tinha sido contratado
0,0:01:47.00
- 0 :01:49.00,
- para ensinar inglês
0,0:01:49.00
- 0 :01:51.00,
- Como os outros professores de
Gallaudet,
0,0:01:51.00
- 0 :01:53.00,
- naquele tempo, Stokoe deveria
0,0:01:53.00
- 0 :01:55.00,
- ensinar
0,0:01:55.00
- 0 :01:59.00,
- sem utilizar a língua de sinais
0,0:02:01.00
- 0 :02:03.00,
- Acreditavam que o oralismo
(comunicar oralmente
0,0:02:03.00
- 0 :02:05.00, - e a
leitura labial) dava aos estudantes
0,0:02:05.00
- 0 :02:07.00,
- mais chances de integrar
0,0:02:07.00
- 0 :02:09.00,
- no mundo dos ouvintes
0,0:02:09.00
- 0 :02:13.00,
- Quando Stokoe viu as pessoas
sinalizando,
0,0:02:13.00
- 0 :02:15.00,
- ele ficou fascinado
0,0:02:15.00
- 0 :02:19.00,
- com o método de comunicação por
sinais
0,0:02:19.00
- 0 :02:21.00,
- e, nesse momento, ele
reconheceu isso
0,0:02:21.00
- 0 :02:24.00,
- como uma língua legítima
0,0:02:25.00
- 0 :02:27.00,
- Em 1960, Stokoe publicou
0,0:02:27.00
- 0 :02:29.00,
- "A Estrutura da Língua de
Sinal"
0,0:02:31.00
- 0 :02:33.00,
- Cinco anos depois,
0,0:02:33.00
- 0 :02:35.00,
- ele foi co-autor e publicou
0,0:02:35.00
- 0 :02:37.00,
- com Carl Croneberg
0,0:02:37.00
- 0 :02:39.00,
- e Dorothy Casterline
0,0:02:39.00
- 0 :02:41.00,
- o livro "Um Dicionário de
0,0:02:41.00
- 0 :02:43.00,
- Língua de Sinais Americana (ASL)
0,0:02:43.00
- 0 :02:45.00,
- com Princípios
Linguísticos"
0,0:02:47.00
- 0 :02:49.00,
- Os dois livros ajudaram a
confirmar
0,0:02:49.00
- 0 :02:51.00,
- que a língua de sinais se
ajusta
0,0:02:51.00
- 0 :02:55.00,
- a definição de uma língua
0,0:02:55.00
- 0 :02:57.00,
- - o que foi monumental
0,0:02:57.00
- 0 :02:59.00,
- e na identificação da cultura
surda
0,0:02:59.00
- 0 :03:03.00,
- As ideias de Stokoe foram
gradualmente aceitas
0,0:03:03.00
- 0 :03:07.00,
- e as escolas reexaminaram a
maneira
0,0:03:07.00
- 0 :03:09.00,
- que elas educavam os estudantes
surdos
0,0:03:09.00
- 0 :03:13.00,
- Hoje, muitas escolas para
surdos usam
0,0:03:13.00
- 0 :03:15.00,
- métodos combinados de língua de
sinais
0,0:03:15.00
- 0 :03:17.00,
- e orais para a instrução
0,0:03:17.00
- 0 :03:19.00,
- Depois de muitos anos,
0,0:03:19.00
- 0 :03:23.00,
- a persistência de Stokoe levou
a
0,0:03:23.00
- 0 :03:25.00,
- aceitação dos sinais
0,0:03:25.00
- 0 :03:27.00,
- na sala de aula
0,0:03:27.00
- 0 :03:29.00,
- e ele foi finalmente
reconhecido
0,0:03:29.00
- 0 :03:31.00,
- pelo trabalho que fez
0,0:03:31.00
- 0 :03:33.00,
-
0,0:03:33.00
- 0 :03:35.00,
- A outra paixão de Stokoe era
0,0:03:35.00
- 0 :03:41.00,
- tocar gaita de fole
0,0:03:41.00
- 0 :03:43.00,
- Frequentemente, ele marchava
0,0:03:43.00
- 0 :03:45.00,
- pelo campus de Gallaudet
0,0:03:45.00
- 0 :03:47.00,
- em completo uniforme escocês
0,0:03:47.00
- 0 :03:49.00,
- para o desgosto de
0,0:03:49.00
- 0 :03:53.00,
- alguns dos seus colegas
ouvintes,
0,0:03:53.00
- 0 :03:55.00,
- que achavam o som insuportável
0,0:03:55.00
- 0 :03:59.00, - Em
1984, depois de sua aposentadoria,
0,0:03:59.00
- 0 :04:03.00, - tornou-se
um professor emérito em Gallaudet
0,0:04:03.00
- 0 :04:05.00,
- e, em 1988, Gallaudet o premiou
0,0:04:05.00
- 0 :04:07.00,
- com um grau de doutor honoris
causa
0,0:04:07.00
- 0 :04:11.00,
- Hoje, algumas pessoas se
referem a
0,0:04:11.00
- 0 :04:13.00,
- Stokoe como "o pai da
ASL"
P.S.: Pai da Linguística das línguas de sinais, "pai da ASL" é um exagero!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário