domingo, 27 de maio de 2012

As 13 flores de Nanjing

Estamos acostumados a ver nos cinemas o terror espalhado pelo Nazismo Alemão. É como se a Alemanha estivesse sozinha em sua empreitada irracional. Em As Flores da Guerra (金陵十三钗 no original :) ), somos apresentados a um outro cenário da guerra: a invasão do Japão à China em 1938.

O filme é uma adaptação do romance As 13 mulheres de Nanjing de Geling Yan. Durante a ocupação, um americano se refugia com um grupo de meninas chinesas em uma igreja. Logo em seguida, um grupo de prostitutas consegue entrar na igreja e também encontram ali refúgio. Fique bem claro: ninguém abre o portão para entrarem, mesmo assim elas não se intimidam e simplesmente pulam o muro.

Como esperado, a convivência entre os dois grupos não é nada fácil. Nos momentos críticos, porém, a rivalidade é deixada de lado diante das perdas. Mais do que briguinhas fúteis, é preciso preservar a honra, a integridade e a vida das mulheres chinesas. A honra acima da própria vida.

Aqui, cabe entender a estratégia de guerra dos japoneses: a destruição moral do inimigo. Para tanto, durante a invasão de Nanjing, 20.000 a 80.000  mulheres e crianças foram estupradas (detalhes na Wiki). Obviamente esse número é controverso: por um lado, os japoneses tentam negar tamanha atrocidade; por outro lado, é sempre possível que as autoridades chinesas exagerem. Uma ou um milhão de mulheres, a atrocidade é a mesma, não é mesmo?

Um comentário:

Anônimo disse...

COMO FAÇO COMPRAR ESSE LIVRO
POR FAVOR ME AJUDE !!!!!! RSRSR

MARCOSBRANDAO56@YAHOO.COM.BR

Postar um comentário

 
;