terça-feira, 3 de maio de 2016

O príncipe desmascarado

Bela-recatada-e-do-lar, Cinderela recebe de sua fada madrinha um vestido de tafetá azul, sapatinhos de cristal, carruagem. Com todas essas máscaras, encontra o príncipe encantado e são felizes para sempre... Aplausos! Aplausos! Suspiros! 

balde-de-agua-620x450.jpg (620×450)

Adını Feriha Koydum (aka, El secreto de Feriha) reconta a história de Cinderela, situando-a em Istambul de hoje. O príncipe é Emir, herdeiro de discotecas da moda; e Cinderela é Feriha, "la hija del concierge" (a filha do porteiro). As semelhanças acabam por aí. Em uma sociedade em que todos têm suas máscaras, la hija del concierge é condenada exatamente porque, como uma adolescente sonhadora, ousou se passar por uma menina rica.

O conto de fadas se desfaz; a fada se torna bruxa; o príncipe, coronel. E la hija del concierge passa de niña à mulher. A história que se desenvolvia como uma espécie de Barrados no Baile turca, transforma-se rapidamente em um retrato frio de uma sociedade machista. O trecho abaixo apresenta uma pequena amostra do príncipe real, sem suas máscaras. Não é preciso legendas, nem contexto para enxergar a violência física e moral a que Feriha é submetida (em espanhol, aqui)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;