sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Grandes professores!

Yũbuesa resewara


Purãga awasemu
Apuderi asasemu
Anhegai, se anama ita irumu
Sikaisa upe,
Yũbuesa upe,
Pinimasa upe.
Apita xĩga sasiara
Ti resewa ayũbue ayupe tupé.
Kuxima kariwa ti tãbue kuaye
Kuiri waa yawe
Kuiri suri ayũbue
Apitana waa upe, tuyue

Kuarire sunde kiti,
Yayupe kuri tipiti
Reputari rame rekua panhe maã rese,
Reyui kua kiti.
Rekuarã kuri, mame upita Bimiti.

Yane raira ita rupi,
Yane rimiariru ita runde.
Yasu yamãduai purãga
Takuarã awa yãde,
Takuarã awa aita.
Yepeasuarã yapita.


Florêncio Cordeiro da Silva

Outubro / 2007
Publicada em  IPÊ - Indios Pensamento e Educação. UFMG

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi Aline! eu estou pensando em ir aa São Gabriel e em minhas pesquisas cheguei até você. queria te pedir umas informações básicas sobre a viagem, tipo onde ficar, se é tranquilo uma mulher ir sozinha, e se na época da cheia (quero ir agora em abril/maio, é legal, pois só conheço o rio negro na vazante...vc pode me dizer? beijos, super obrigada e parabéns pelo trabalho e conexões!.. ;) christiane

Aline da Cruz disse...

Oi Christiane,
São Gabriel é bastante tranquila, sim. Muito mais do que imaginamos para uma mulher sozinha. Período de cheia é ótimo porque as viagens ficam mais rápidas e não falta água em casa, mas prepare-se para pôr o pé na lama.
Abraços!

Aline da Cruz disse...

Oi Christiane,
Escreve para aline.cruz [arroba] uol.com.br que eu te passo os contatos de minhas amigas lá, hotéis etc. (coloca um remetente óbvio tipo SAO GABRIEL para eu saber que não é spam).

Anônimo disse...

Oi Aline, muito obrigada. escreverei para este endereço. abs,

Postar um comentário

 
;