quarta-feira, 17 de junho de 2009

O México, a gripe e os americanistas

Em julho de 2009, a Universidade do México sediará o 53o. Congresso Internacional de Americanistas. Trata-se do maior e mais importante congresso de especialistas em 'americanistica', ou seja, os caras que estudam línguas e culturas da América: linguistas, antropólogos, sociólogos, jornalistas e outros.

Fiquei muito, muito contente quando meu resumo foi aceito para apresentar no Simpósio Línguas e Culturas do Alto Rio Negro. Era uma grande oportunidade de conhecer os professores que trabalham com línguas Maku, Tukano e Arawak e de estabelecer conexões com os antropólogos de São Gabriel da Cachoeira.

Fiquei tão feliz quando eu e a Amiga-Holandesa compramos as passagens e reservamos o hotel juntas :) Muito legal mesmo!!!

Mas... logo depois que compramos as passagens veio o balde d'água fria: a gripe suína! Em abril, telefonamos para a KLM para tentar desmarcar as passagens. A resposta: ainda não, espere até o mês da viagem. Em maio, a KLM estava reembolsando os passageiros, mas os de julho deviam esperar para ver se a situação melhorava.

Ontem ligamos de novo. A KLM e a seguradora de viagens do ABN me avisaram que a indicação de evitar as viagens ao México foram revogadas. Como assim foram revogadas? Hoje mesmo o México afirmou que 113 pessoas morreram de gripe.

Assim, o sonho de ir para o México aos poucos se transforma em um grande medo, mas talvez eu esteja exagerando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;