segunda-feira, 15 de março de 2010

Com referência!



As idéias circulam na internet, uns imitam os outros com ou sem aspas. Pode-se dizer que o homo sapiens é um plagiador por natureza. Até uma das nossas grandes descobertas - o fogo - pode ter sido copiada do nosso inimigo extinto de Neanderthal .

O Nheengatú tem até uma partícula só para dizer que a fonte da informação não pode ser recuperada. Por exemplo, as verdades estabelecidas historicamente e os mitos não têm uma referência clara, e isso é indicado obrigatoriamente pela partícula paa.

A primeira descrição dessa partícula foi feita por Stradelli em um dicionário de 1929. Por ironia, em 2000, um padre, estabelecido no Amazonas, escreveu uma gramática da mesma língua e coloca exatamente a mesma definição de 1929, sem referência alguma. Com um agravante, Stradelli chama de "forma" (o que não significa nada, mas também não está errado), enquanto o padre diz "verbo" (o que significa muita coisa, e está bem errado).

Absurdo, né?

E enquanto o padre copia, eu trabalho para entender a forma, sua função e origem. E lá vai eu falar sobre isso em Leiden.

Um comentário:

Postar um comentário

 
;